PROJETO INCLUIR
INCLUSÃO UM MOVIMENTO MUNDIAL E
NACIONAL
O termo Inclusão, segundo o dicionário
Aurélio, indica relação de pertencimento. Nós seres humanos, estamos incluídos
na sociedade por uma relação de pertencimento baseada no princípio da igualdade:
há algo que nos identifica como pessoas.
O grande desafio do movimento inclusivo é
fazer com que a sociedade como um todo se interesse pela discussão da
diversidade para superar discriminações de etnias, de gênero, de preferência
sexual, geracional, de normalidade, de deficiência, de classes sociais e
outros.
Muitas ações de discriminação tem sido
questionadas pela sociedade e por grupos que buscam mudanças para reverter
esses atos absurdos contra o ser humano. Esses grupos organizados em um movimento
em torno de uma sociedade inclusiva vêm ganhando força no mundo inteiro,
baseados em princípios até então considerados incomuns, tais como, a aceitação
das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a convivência dentro
da diversidade humana.
Na sociedade em si, há muitos atos de
exclusão; sendo assim tomamos como ponto inicial para a busca da inclusão a escola, ambiente onde muitas pessoas
passam a maioria do seu tempo no dia a dia, local onde o ensinar e aprender são
peças principais, onde desde criança aprendemos a crescer na vida como cidadãos
de direitos iguais, pois não somos diferentes, temos os mesmos
direitos,independente de qualquer coisa; por isso na educação, a proposta
inclusiva tem-se tornado bandeira de muitos movimentos sociais que
constantemente colocam, publicamente, situações educacionais marcadas pela
dificuldade em se lidar, no universo da escola, com as diferenças.
Sendo assim, a educação inclusiva se apóia em
uma visão ampliada do processo de ensino e de aprendizagem. Parte do princípio
de que todos podem aprender e de que suas diferenças devem ser respeitadas e
trabalhadas.
É importante ressaltar que o movimento por
uma educação inclusiva não nega que as síndromes, as deficiências, o sofrimento
psíquico existam. Essas pessoas, com deficiências, devem ser consideradas como
sujeitos de direitos até porque estarão expostas e deverão aprender a lidar com
as diferenças, por serem parte da condição humana.
O objetivo da inclusão é promover mudanças nas
escolas e no sistema educacional como um todo para responder as necessidades de
cada um, celebrando a diversidade de gênero, de raça e etnia, de linguagem, de
origem e de deficiência.
“...as dificuldades imprimem um
ritmo, mas não impedem o desenvolvimento...
precisamos ter
sensibilidade para incluir cada sujeito em sua particularidade,
promovemos
situações de aprendizagem e trabalhamos com a diferença...”
(Eliza,2005)
A prática da inclusão
relaciona-se com o princípio de igualdade, pois incluir significa de um modo
geral colocar todos juntos sem distinção de etnia, condição social, todo mundo
é igual, não há diferenças.
Simone
Nenhum comentário:
Postar um comentário