sexta-feira, 25 de abril de 2014

Projeto Incluir



PROJETO INCLUIR
INCLUSÃO UM MOVIMENTO MUNDIAL E NACIONAL
    O termo Inclusão, segundo o dicionário Aurélio, indica relação de pertencimento. Nós seres humanos, estamos incluídos na sociedade por uma relação de pertencimento baseada no princípio da igualdade: há algo que nos identifica como pessoas.
    O grande desafio do movimento inclusivo é fazer com que a sociedade como um todo se interesse pela discussão da diversidade para superar discriminações de etnias, de gênero, de preferência sexual, geracional, de normalidade, de deficiência, de classes sociais e outros.
    Muitas ações de discriminação tem sido questionadas pela sociedade e por grupos que buscam mudanças para reverter esses atos absurdos contra o ser humano. Esses grupos organizados em um movimento em torno de uma sociedade inclusiva vêm ganhando força no mundo inteiro, baseados em princípios até então considerados incomuns, tais como, a aceitação das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a convivência dentro da diversidade humana.
   Na sociedade em si, há muitos atos de exclusão; sendo assim tomamos como ponto inicial para a busca da inclusão a escola, ambiente onde muitas pessoas passam a maioria do seu tempo no dia a dia, local onde o ensinar e aprender são peças principais, onde desde criança aprendemos a crescer na vida como cidadãos de direitos iguais, pois não somos diferentes, temos os mesmos direitos,independente de qualquer coisa; por isso na educação, a proposta inclusiva tem-se tornado bandeira de muitos movimentos sociais que constantemente colocam, publicamente, situações educacionais marcadas pela dificuldade em se lidar, no universo da escola, com as diferenças.
  Sendo assim, a educação inclusiva se apóia em uma visão ampliada do processo de ensino e de aprendizagem. Parte do princípio de que todos podem aprender e de que suas diferenças devem ser respeitadas e trabalhadas.
  É importante ressaltar que o movimento por uma educação inclusiva não nega que as síndromes, as deficiências, o sofrimento psíquico existam. Essas pessoas, com deficiências, devem ser consideradas como sujeitos de direitos até porque estarão expostas e deverão aprender a lidar com as diferenças, por serem parte da condição humana.
 O objetivo da inclusão é promover mudanças nas escolas e no sistema educacional como um todo para responder as necessidades de cada um, celebrando a diversidade de gênero, de raça e etnia, de linguagem, de origem e de deficiência.
                            “...as dificuldades imprimem um ritmo, mas não impedem o desenvolvimento...
                                 precisamos ter sensibilidade para incluir cada sujeito em sua particularidade,
                                promovemos situações de aprendizagem e trabalhamos com a diferença...”
                               (Eliza,2005)

A prática da inclusão relaciona-se com o princípio de igualdade, pois incluir significa de um modo geral colocar todos juntos sem distinção de etnia, condição social, todo mundo é igual, não há diferenças.


Simone 

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